Universitário (2010)
Com as oportunidades surgindo, os jovens precisam estar atentos e agarrá-las. Participar do Reality Show da Rede Record, “O Aprendiz 7 – Universitário”, em 2010, foi uma delas para Rodrigo Solano.
Tudo começou numa quinta-feira, 28 de Maio de 2009, 01h05 da manhã. Deitado na cama, após assistir o Roberto Justus anunciar a contratação de Marina Erthal no “O Aprendiz 6”, começou a trajetória do Rodrigo Solano no “Aprendiz”.
A vida do jovem sempre foi pautada na originalidade e transparência. Após uma simples inscrição online, a resposta de que haviam 125.800 inscritos e o início de um processo seletivo com testes de lógica, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais para, finalmente, conquistar umas das 16 vagas tão sonhadas por essa centena de milhares de jovens para o reality apresentado pelo João Doria Jr. (um dos maiores empresário do Brasil), na disputa por um milhão de reais e um emprego no Grupo Doria Associados.
Ao entrar no Reality Show, sua personalidade precisava ser exposta da maneira mais singular. Foi extremamente dedicado e talentoso para vencer 10 das 15 provas estabelecidas, se tornando o maior vencedor da edição. Ele adotou posturas simples, sem medo de arriscar, o levando à final do programa.
Apesar de não ter vencido, muitas portas se abriram para o jovem, consequentemente novas oportunidades surgiram. Solano relembra com um sorriso o passado quando andar de avião e conhecer o mundo era apenas uma vontade. “Fui à Suíça, Espanha, África do Sul, Itália, EUA e outros países; tenho viajado pelas regiões do Brasil dando palestras e posso, hoje, sentir e enxergar o mundo dentro de suas várias realidades”, conta o pernambucano que, graças a essa vasta experiência adquirida, agora é convidado para palestrar pelos quatro cantos do país.
O Retorno (2013)
No início de 2013, em meio a compromissos e viagens pelo Brasil com as palestras, Solano recebe uma ligação especial: o diretor da TV Record o convidando para participar do programa "Aprendiz - O Retorno".
O programa marcaria o retorno do empresário Roberto Justus para o programa e o retorno dos "melhores" participantes das 8 edições anteriores.
Apaixonado pelo formato e lisonjeado com o convite, Solano não pensou duas vezes e aceitou o desafio!
Com toda pressão do confinamento e sendo o mais jovem do programa (23 anos), Solano ficou em 3° lugar e teve seu desempenho ético e profissional bastante elogiado pelos Conselheiros, Apresentador e pelos próprios participantes - fazendo com que o Roberto Justus lhe concedesse, de maneira inédita na história do programa, um prêmio surpresa pela 3° colocação.