Início

O Aprendiz

"O Aprendiz" é um reality show de empreendedorismo brasileiro produzido e exibido originalmente pela TV Record entre 4 de novembro de 2004 e 3 de julho de 2014 em dez temporadas. É a versão brasileira do programa estadunidense "The Apprentice", exibido pela NBC e distribuído como franquia mundialmente pela Fremantle Media. As seis primeiras temporadas foram apresentadas por Roberto Justus, sendo as duas seguintes comandadas por João Doria quando o primeiro deixou a emissora. Em 2013 Justus retornou para mais duas temporadas.

Universitário (2010)

Com as oportunidades surgindo, os jovens precisam estar atentos e agarrá-las. Participar do Reality Show da Rede Record, “O Aprendiz 7 – Universitário”, em 2010, foi uma delas para Rodrigo Solano.

Tudo começou numa quinta-feira, 28 de Maio de 2009, 01h05 da manhã. Deitado na cama, após assistir o Roberto Justus anunciar a contratação de Marina Erthal no “O Aprendiz 6”, começou a trajetória do Rodrigo Solano no “Aprendiz”.

A vida do jovem sempre foi pautada na originalidade e transparência. Após uma simples inscrição online, a resposta de que haviam 125.800 inscritos e o início de um processo seletivo com testes de lógica, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais para, finalmente, conquistar umas das 16 vagas tão sonhadas por essa centena de milhares de jovens para o reality apresentado pelo João Doria Jr. (um dos maiores empresário do Brasil), na disputa por um milhão de reais e um emprego no Grupo Doria Associados.

Ao entrar no Reality Show, sua personalidade precisava ser exposta da maneira mais singular. Foi extremamente dedicado e talentoso para vencer 10 das 15 provas estabelecidas, se tornando o maior vencedor da edição. Ele adotou posturas simples, sem medo de arriscar, o levando à final do programa.

Apesar de não ter vencido, muitas portas se abriram para o jovem, consequentemente novas oportunidades surgiram. Solano relembra com um sorriso o passado quando andar de avião e conhecer o mundo era apenas uma vontade. “Fui à Suíça, Espanha, África do Sul, Itália, EUA e outros países; tenho viajado pelas regiões do Brasil dando palestras e posso, hoje, sentir e enxergar o mundo dentro de suas várias realidades”, conta o pernambucano que, graças a essa vasta experiência adquirida, agora é convidado para palestrar pelos quatro cantos do país.

O Retorno (2013)

No início de 2013, em meio a compromissos e viagens pelo Brasil com as palestras, Solano recebe uma ligação especial: o diretor da TV Record o convidando para participar do programa "Aprendiz - O Retorno".

O programa marcaria o retorno do empresário Roberto Justus para o programa e o retorno dos "melhores" participantes das 8 edições anteriores.

Apaixonado pelo formato e lisonjeado com o convite, Solano não pensou duas vezes e aceitou o desafio!

Com toda pressão do confinamento e sendo o mais jovem do programa (23 anos), Solano ficou em 3° lugar e teve seu desempenho ético e profissional bastante elogiado pelos Conselheiros, Apresentador e pelos próprios participantes - fazendo com que o Roberto Justus lhe concedesse, de maneira inédita na história do programa, um prêmio surpresa pela 3° colocação.

O que dizem sobre Solano

Diário de Pernambuco

Diário de Pernambuco

A trajetória no reality já rendeu propostas de trabalho, tanto no estado, como fora. A demissão foi emocionante e com poucos cortes.

João Alberto

João Alberto

Blog do João Alberto - PE

Na demissão do Solano, Justus também não escondeu a emoção. ‘A emoção é total’, declarou o apresentador logo após demitir Rodrigo, ‘porque o Solano é um daqueles seres humanos mais raros.

Revista Nassau

Revista Nassau

Quando seria possível ter ficado triste por ter ido até a final e não ter ganhado o 1° lugar o programa, ele sentiu os caminhos se abrirem. Os convites foram tantos, inclusive em multinacionais sediadas em São Paulo, que um deles surgiu de onde ele menos esperava. Exatamente na instituição onde estudava.

Revista ProNews

Revista ProNews

Das 15 provas realizadas com os participantes escolhidos durante o programa, dez ele ganhou usando a tática de ser natural com todo mundo e deixando um pouco de lado a competitividade excessiva em alguns momentos: "Consegui conquistar o prêmio mais valioso, que foi a torcida e a amizade dos participantes e apresentadores. E mais bonito ainda era sentir o carinho que as pessoas de todo o Brasil demonstraram por mim", declara Solano.

Diário de Sorocaba

Diário de Sorocaba

Solano foi premiado com o segundo lugar, apesar de opiniões especializadas afirmarem que ele deveria ser o grande vencedor. O garoto saiu de lá cheio com os cartões mais cobiçados do mundo corporativo.

Jornal de Itatiba

Jornal de Itatiba

Solano, segundo colocado no reality e apontado pela imprensa especializada como preferido da audiência é, sem dúvida, o mais articulado. Com boas ideias e jogo de cintura, Solano conquistou a amizade de Caio, de quem hoje recebe elogios. "Ele mostrou a importância de dominar o meio termo para se dar bem no ambiente corporativo.